O MUSEU

Museu Nacional de Etnologia

Historial

O Museu Nacional de Etnologia sediado na cidade Nampula, no Norte de Moçambique. Foi inaugurado na tarde no dia 23 de Agosto de 1956 pelo General Francisco Higino Craveiro Lopes com a designação de Museu Comandante Eugénio Ferreira de Almeida. Nessa altura, era de âmbito Regional e tinha como propósito, ilustrar as incidências culturais das três províncias da zona norte de Moçambique, Cabo Delgado, Nampula e Niassa sob gestão da Câmara Municipal de Nampula.

Depois da independência nacional, a 25 de Junho de 1975 e com a evolução da própria sociedade moçambicana e do crescimento de instituições sócio-culturais no país, ditou o estabelecimento da responsabilidade estatal na salvaguarda e valorização dos bens materiais e imateriais do património cultural moçambicano. O Ministério da Cultura, Juventude e Desportos criou com pertinência instituições científicas e técnicas para a realização das actividades que traduzam na prática o preconceituado na Lei do Património Cultural, por atribuição estatuária, Lei 10/88 de 22 de Dezembro.

Assim sendo, em 1993 foi transformado em Museu Nacional de Etnologia e aprovado pelo Conselho de Ministros pelo Decreto 19/96 de 11 de Junho, com uma vocação especialmente etnológica e etnográfica, por sinal um dos dois museus localizado fora da capital do país.

Atribuições

  • Adquirir, pesquisar, documentar, conservar, valorizar e divulgar para as gerações futuras, todos os materiais e objectos que, pelo seu interesse científico, histórico, etnológico ou arqueológico, convenha reunir como testemunhos da história da cultura material e imaterial do povo;
  • Manter uma actividade de ligação com o público através de exposições de longa duração, temporárias, itinerantes, conferências, palestras, projecções, excursões e outras práticas educativas e profissionais;
  •  Promover a investigação científica, dentro da sua área de especialidade, em todo o território nacional, organizando expedições para recolha e estudo de materiais em colaboração com instituições congéneres;.

agende a sua visita

Venha conhecer o que temos para oferecer

Parceiros